Edonion
Transformadores e mais...

Edonion Speedy

Versão base

Depois do teste na breadboard é necessário montar o aparelho, com os seus dois canais e os ytransformadores finais, num chassis capaz de poder funcionarna sala de audição.

Com alguns componentes mecânicos encorntrados no mercado, uma boa dose de paciência e esforço conseguiu-se a versão base do chassis.
 
Uma base em aço inox feita duma assadeira, com a mecanização adequada faz um chassis excelente do ponto de vista eléctrico.
 
Depois de reforçado com alguns perfis para não dobrar com o peso dos transformadores, conseguimos a consistência mecânica adequada.
 
Claro que par abrir orifícios em aço inox se necessita de brocas de cobalto ou então é necessário afiar uma broca convencional  cada vez que se faz um furo. De todas as formas, para orifícios é necessário fazer primeiro uma marcação com um punção e para o caso de diâmetros superiores a 4 mm é conveniente furar a pouco e pouco com brocas de 4, 5, 6, 7, 8, 9 10, 11 e 12 mm progressivamente. Só assim se consegue manter o centro do orifício devidamente localizado no ponto originalmente marcado.
 
Para os orifícios das válvulas é necessário usar a ferramenta adequada chamada vulgarmente "saca-bocados" para chapa. Esta ferramenta não está disponível nas lojas generalistas mas pode ser encontrada em especialistas. É necessário ter duas ferramentas destas: uma de 22mm para os suportes B9A das ECC83 e uma de 27mm para os suportes B9D das PL504
 
Para fazer o furo para a "ficha tipo 8" é conveniente fazer dois furos de 4mm e alargando-os progressivamente até ser possível com o berbequim.
O acabamento têm que ser feito com uma lima circular.
 
Deverão ser montados todos os componentes que assentam directamente no chassis, incluindo os passa-fios de borracha (essencias para os fios dos transformadores e dos "top caps" das PL504), interruptor, lâmpada piloto, porta-fusíveis, bornes de saída para as colunas, RCAs de entrada sockets.
 
Para o ânodo das válvulas de saída convém usar fio com isolamento de silicone dadas as elevadas temperaturas as quais está sujeito. Vem a propósito lembrar que nunca se deverá ligar o aparelho sem os "top caps" do ânodo colocados no sítio. Para alem do perigo de electrocussão, sem esta ligação, a corrente no screen da válvula aumenta para valores que causam a sua destruição.
 
 


 
Vistas do chassis pré-montado

A audição demonstrou ser extremamente agradável com uma linearidade incrível e excelentes prestações em todo o tipo de música.

Uma amplitude dinâmica muito boa e um inesperado bom controle sobre a carga.
 
Som limpo, grande separação dos instrumentos e excelente fiabilidade.
 
 
 
 
 
 
<<<<<    Página anterior                                                      Ver Esquema     >>>>>