Edonion
Transformadores e mais...
A etapa está construída em redor duma 12AU7 ou ECC82 que com as suas duas secções em tríodo cumpre a função de etapa pré-amplificadora e inversor de fase.
Optamos por esta válvula por ser uma válvula clássica de amplificação audio com ganho moderado na qual o "efeito de Miller" é insignificante face à sua impedância e corrente disponível.
Na entrada utilizamos apenas um potenciómetro de 10K? de boa qualidade. Pelo facto de não existirem nem condensadores, nem transformadores na entrada, nem resistências "grid stopper" temos a garantia dum som límpido, bem definido e sem coloração. A simplicidade deste tipo de acoplamento é feita a expensas dum potenciómetro de boa qualidade para garantir que não existam ressaltos ou maus contactos entre cursor do potenciómetro e a sua pista de carbono, o que provocaria ruído e a desestabilização do tríodo de entrada.
Também cuidamos para não usar cabos blindados entre a RCA de entrada e o respectivo potenciómetro. Este tipo de conductores criam demasiadas capacidades parasitas que tornam o som menos definido. Desde que se tenham os necessários cuidados para não criar "aneis de massa" não há nenhum tipo de ruído tipo "hum" e o uso de cabos blindados neste tipo de circuito audio é absolutamente desnecessário.
  
Clique na imagem para Ampliar
A resistênca do ânodo  R13 e a resistência do cátodo R14, com uma tensão B+ de 260V estabelecem o ponto de operação do tríodo de entrada a cerca de 3.8mA, ou seja 1.8V de BIAS. Desta forma resulta uma tensão no ânodo de cerca de 85V.
Ou seja cerca de um terço da ensão B+.
Este é o potencial ideal para a grelha do inversor de fase que está ligada directamente à placa do pré-amplificador. Desta forma temos dois andares sem qualquer condensador ou transformador de acoplamento.
Com a grelha do inversor a 85V teremos cerca de 160V no respectivo ânodo e uma corrente
de cerca de 3.8mA.
Devido à baixa impedância de saída deste circuito, conjugada com uma corrente relativamente elevada que o atravessa, obtemos um sinal com força mais que suficiente para atacar o driver que se segue.